Odontopediatria

Odontopediatria

O acompanhamento odontológico infantil pode ser feito ainda no primeiro ano de vida.
Numa primeira consulta são passadas orientações sobre higienização e dieta relacionados à prevenção da cárie dental. Sim, a higiene oral deve começar antes que os primeiros dentes surjam na boca.
Conforme os pequenos crescem, os pais ou responsáveis devem passar a monitorar a higienização dos dentinhos.
É importante ensinar a criança a escovar os dentes e estimular que ela faça a escovação sozinha e adquira autonomia tão logo seja possível.
Entretanto, até por volta dos 9 anos de idade, ela ainda não tem coordenação motora para fazer a higienização de modo satisfatório e eficiente .
Por isso, os pais devem checar a limpeza uma vez ao dia e fazer uma escovação de reforço para remover possíveis remanescentes de placa bacteriana.
Os cuidados domiciliares incluem uma dieta apropriada com relação à frequência de ingestão de doces e alimentos açucarados. É importante educar para desenvolver hábitos não prejudiciais à saúde bucal . A construção destes hábitos alimentares é possível.
Às vezes é necessária uma abordagem específica dependendo do risco que a criança tenha à cárie. Hoje se sabe que o risco de cárie varia de pessoa para pessoa. Avaliar este risco é uma dos trabalhos do Odontopediatra.
Uso de mamadeira, chupeta e outros hábitos são cuidados que o Odontopediatra também pode orientar. Até que idade e quando é importante eliminar estes hábitos.
E se por algum motivo as coisas não evoluírem satisfatoriamente e aparecerem cáries é importante fazer uma ambientação adequada ao tratamento clínico
Isto pode ser conduzido de modo tranquilo pelo odontopediatra construindo uma relação de confiança. Esta adequação é importante para toda a vida não só no atendimento odontológico, mas também para qualquer área da Saúde.
O atendimento à criança requer um olhar especial. Há uma cultura que remete a uma memória sensorial desfavorável vinda de gerações passadas. Esta memória certamente será modificada ao longo dos anos em função dos avanços tecnológicos que a Odontologia empreende.

Fale Conosco

Av. das Américas, 500 - Bloco 8 - Sala 243
Barra da Tijuca - RJ - CEP: 20631-000

contato@classeumodontologia.com.br
(21) 2493-2707 / 99445-8696

Fale Conosco

Largo do Machado, 54 - Sala 801
Catete - RJ - CEP: 22221-020

contato@classeumodontologia.com.br
(21) 2225-0541 / 99369-7516